sábado, 14 de março de 2009

SOB NOVA COORDENAÇÃO


Nos últimos três anos, o curso de Comunicação Social da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) foi o que mais mudou de coordenação. Somente no período do primeiro semestre de 2008 ao primeiro semestre de 2009, o curso teve três diferentes coordenadores. Uma instabilidade que promete ser banida pelas novas coordenadoras, Célia Trindade Amorim e Jolse Quinto Ruiz.

À frente da nova coordenação, Célia Trindade conta com o auxílio do recém-criado cargo de coordenador-adjunto, assumido pela professora Jolse Quinto. Diferente das gestões anteriores, a atual coordenação apresenta uma profissional específica direcionada a cada habilitação. Célia Trindade para Jornalismo e Jolse Quinto para Publicidade e Propaganda.

Segundo as coordenadoras, o momento é de organização. “Estamos trabalhando para colocar ordem na casa. A Feapa passa por mudanças e o momento é de planejamento das nossas ações”, afirma Jolse. Formada em Publicidade e Propaganda e especialista em Marketing pela Unama, a coordenadora-adjunta aponta o trabalho integrado como “carro-chefe” da atual gestão.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Célia Trindade assume a coordenação numa etapa decisiva do curso de Jornalismo. Neste semestre, o Ministério da Educação (MEC) avaliará a possibilidade de reconhecimento do curso. “A Feapa trabalha para que isso ocorra da melhor forma possível. Os alunos podem ficar tranqüilos, porque as mudanças estão sendo realizadas”, diz Célia.

Outro desafio da nova gestão, apontado pelas coordenadoras refere-se à revitalização dos laboratórios de rádio, fotografia e TV. “A prática é fundamental em qualquer curso, mas Comunicação Social fica mais prejudicada com a falta desses laboratórios. Sabemos da importância desses espaços para o desenvolvimento dos nossos alunos. Planejamos junto com a direção, para ainda este mês, a reativação do laboratório de rádio”, diz Jolse. Com relação aos de TV e fotografia, as coordenadoras falaram que providências estão sendo tomadas para a que estes voltem a funcionar o mais rápido possível. Mas elas não ainda não arriscam uma data para isso.

Entre os projetos destinados à área, a implantação da Agência Experimental de Comunicação é considerada a meta dessa coordenação. ”A criação de uma agência de comunicação sempre foi a menina dos olhos da Feapa. Esperamos que agora isso saia do papel e se torne realidade.”, diz Jolse. A idéia da agência é integrar tanto os alunos de Publicidade e Propaganda como os de Jornalismo para sua formação técnica e profissional. “Faremos o que for preciso para que esse projeto seja inaugurado ainda esse ano. A agência possibilitará que a prática e a teoria caminhem juntas. Aliando academia e o mercado de trabalho”, acrescenta Célia.

Questionadas a respeito da relação entre coordenação e centro acadêmico, ambas a resumiram numa palavra: parceria. “O Caco está muito mais próximo dos alunos, por isso o nosso diálogo será muito mais direto. Eu acredito que o curso de Comunicação Social só tem a ganhar com isso”, afirma Jolse. Para Célia Trindade, a integração entre direção, coordenação e o Caco aumenta o conceito de comunicação integrada exercido pela nova mantenedora da faculdade. “No final das contas todos seremos beneficiados. A busca por excelência é o objetivo de todos nós”, diz.


2 comentários:

  1. JÁ TAVA NA HORA D TER UMA COORDENAÇÃO ESPECÍFICA PARA CADA HABILITAÇÃO...PARABÉNS A NOVA DIRETORIA DA FEAPA

    ResponderExcluir