quinta-feira, 20 de maio de 2010

Caco lança campanha na Feapa


O Caco Feapa junto com a turma 7JNN1 se reuniu na noite da última terça-feira (18/05) com Edson Franco Júnior, presidente da mantenedora da faculdade, para exigir explicações sobre o reconhecimento do curso de Jornalismo. De acordo com os estudantes, desde 2007, ano em que a turma iniciou na faculdade, a direção da Feapa fala sobre a visita do Ministério da Educação para reconhecer o curso de Jornalismo, mas até agora nada foi feito de concreto. A situação de incerteza quanto ao futuro da profissão por conta da ausência do reconhecimento do MEC é o que mais preocupa os alunos. “Desde o ano passado dizem para a gente que o MEC está vindo. Mas até agora nada. Já faz um ano que a primeira turma de Jornalismo se formou e até agora não temos nenhuma resposta objetiva da direção sobre o futuro do nosso curso”, afirma a estudante Denisléa Vieira.
A atual greve no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do MEC que regulariza os cursos de nível superior do país, é apontado pelo mantenedor da faculdade como a principal razão para o curso de Jornalismo ainda não ter sido reconhecido. Um discurso que não é tão convincente assim e que esconde duas questões, primeira: a greve do INEP ocorreu neste semestre e a primeira turma de jornalismo se formou há um ano; segundo: até agora a faculdade não fez nenhuma reunião de esclarecimento sobre esse processo de reconhecimento do curso.
De acordo com Edson Franco Júnior, os alunos não serão prejudicados, pois receberão da faculdade uma declaração de conclusão de curso. “A declaração é aceita como um diploma em qualquer lugar. Os estudantes que estão concluindo o curso de Jornalismo podem ficar tranquilos”, disse o mantenedor. Mas será se essa declaração é mesmo aceita em qualquer lugar? Em quem pretende fazer pós-graduação, concurso público? A própria coordenadora do curso de Comunicação Social da Feapa disse que nem todas as instituições de ensino aceitam apenas a declaração do curso. E agora?
Por esse motivo o Caco Feapa lança a campanha “JORNALISMO: Eu quero o meu curso reconhecido!” e exige uma reunião com a coordenação e direção da faculdade com todos os estudantes para esclarecer todas as informações sobre o futuro do curso de Jornalismo da Feapa.