terça-feira, 24 de março de 2009

COMUNICAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS!



Em setembro vai ocorrer aqui em Belém, no Hangar Centro de Convenções, a primeira Conferência Estadual de Comunicação. O evento servirá como preparação para a grande conferência nacional, que será realizada em dezembro em Brasília [http://www.proconferencia.com.br/]. Democratização da Comunicação e novas políticas de concessões estarão na pauta desses eventos. Um assunto que afeta diretamente não só a nós, futuros profissionais de comunicação, mas todos os cidadãos brasileiros. O acesso à comunicação é um direito de todos, amparado pela constituição.
A Conferência Nacional também estará nas discussões do Erecom (Encontro Regional de Comunicação), entre os dias 17 e 21 de Abril, na UFPA. É fundamental que toda a comunidade acadêmica tome consciência da importância desses debates. O tema da conferencia no Pará será: “Fale e Lute: democracia, cidadania e poder na Amazônia”. Já está mais do que na hora das políticas públicas de comunicação no Brasil saírem do papel.
Em setembro vai ocorrer aqui em Belém, no Hangar Centro de Convenções, a primeira Conferência Estadual de Comunicação. O evento servirá como preparação para a grande conferência nacional, que será realizada em dezembro em Brasília [http://www.proconferencia.com.br/]. Democratização da Comunicação e novas políticas de concessões estarão na pauta desses eventos. Um assunto que afeta diretamente não só a nós, futuros profissionais de comunicação, mas todos os cidadãos brasileiros. O acesso à comunicação é um direito de todos, amparado pela constituição.
A Conferência Nacional também estará nas discussões do Erecom (Encontro Regional de Comunicação), entre os dias 17 e 21 de Abril, na UFPA. É fundamental que toda a comunidade acadêmica tome consciência da importância desses debates. O tema da conferencia no Pará será: “Fale e Lute: democracia, cidadania e poder na Amazônia”. Já está mais do que na hora das políticas públicas de comunicação no Brasil saírem do papel.

terça-feira, 17 de março de 2009

ESCOLHA O NOME DO INFORMATIVO DO CACO


Essa semana vai ser lançado na Feapa a edição número zero do informativo do Centro Acadêmico de Comunicação. O jornalzinho (denominação dada pelo seu tamanho, não pelo seu valor intelectual) será publicado com o nome de INFOCACO, mas ainda não tem um nome definido. A idéia é que os alunos da instituição escolham um nome para ele. A iniciativa visa democratiza o informativo e incentivar a participação de todos os estudantes de comunicação sociaL na criação e edição deste. Vamos lá! Sugira um nome. A democratização da comunicação é um dos caminhos para uma sociedade mais justa. Colocai os neurônios para funcionar!

sábado, 14 de março de 2009

SOB NOVA COORDENAÇÃO


Nos últimos três anos, o curso de Comunicação Social da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) foi o que mais mudou de coordenação. Somente no período do primeiro semestre de 2008 ao primeiro semestre de 2009, o curso teve três diferentes coordenadores. Uma instabilidade que promete ser banida pelas novas coordenadoras, Célia Trindade Amorim e Jolse Quinto Ruiz.

À frente da nova coordenação, Célia Trindade conta com o auxílio do recém-criado cargo de coordenador-adjunto, assumido pela professora Jolse Quinto. Diferente das gestões anteriores, a atual coordenação apresenta uma profissional específica direcionada a cada habilitação. Célia Trindade para Jornalismo e Jolse Quinto para Publicidade e Propaganda.

Segundo as coordenadoras, o momento é de organização. “Estamos trabalhando para colocar ordem na casa. A Feapa passa por mudanças e o momento é de planejamento das nossas ações”, afirma Jolse. Formada em Publicidade e Propaganda e especialista em Marketing pela Unama, a coordenadora-adjunta aponta o trabalho integrado como “carro-chefe” da atual gestão.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Célia Trindade assume a coordenação numa etapa decisiva do curso de Jornalismo. Neste semestre, o Ministério da Educação (MEC) avaliará a possibilidade de reconhecimento do curso. “A Feapa trabalha para que isso ocorra da melhor forma possível. Os alunos podem ficar tranqüilos, porque as mudanças estão sendo realizadas”, diz Célia.

Outro desafio da nova gestão, apontado pelas coordenadoras refere-se à revitalização dos laboratórios de rádio, fotografia e TV. “A prática é fundamental em qualquer curso, mas Comunicação Social fica mais prejudicada com a falta desses laboratórios. Sabemos da importância desses espaços para o desenvolvimento dos nossos alunos. Planejamos junto com a direção, para ainda este mês, a reativação do laboratório de rádio”, diz Jolse. Com relação aos de TV e fotografia, as coordenadoras falaram que providências estão sendo tomadas para a que estes voltem a funcionar o mais rápido possível. Mas elas não ainda não arriscam uma data para isso.

Entre os projetos destinados à área, a implantação da Agência Experimental de Comunicação é considerada a meta dessa coordenação. ”A criação de uma agência de comunicação sempre foi a menina dos olhos da Feapa. Esperamos que agora isso saia do papel e se torne realidade.”, diz Jolse. A idéia da agência é integrar tanto os alunos de Publicidade e Propaganda como os de Jornalismo para sua formação técnica e profissional. “Faremos o que for preciso para que esse projeto seja inaugurado ainda esse ano. A agência possibilitará que a prática e a teoria caminhem juntas. Aliando academia e o mercado de trabalho”, acrescenta Célia.

Questionadas a respeito da relação entre coordenação e centro acadêmico, ambas a resumiram numa palavra: parceria. “O Caco está muito mais próximo dos alunos, por isso o nosso diálogo será muito mais direto. Eu acredito que o curso de Comunicação Social só tem a ganhar com isso”, afirma Jolse. Para Célia Trindade, a integração entre direção, coordenação e o Caco aumenta o conceito de comunicação integrada exercido pela nova mantenedora da faculdade. “No final das contas todos seremos beneficiados. A busca por excelência é o objetivo de todos nós”, diz.


quinta-feira, 12 de março de 2009

AGORA A GENTE TEM VOZ!!!


A instalação do Centro Acadêmico de Comunicação Social da FEAPA veio se constituir em um canal legítimo de negociações entre a administração da Faculdade e os alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, nesse momento histórico em que novos dirigentes assumem os destinos da faculdade.

Temos apresentado nossas reivindicações e estamos aguardando pacientemente as respostas, por entender que a Faculdade passa por um processo de modificação que - apesar dos exageros em algumas posições - estavam se fazendo necessárias diante do caos em que a Faculdade se encontrava.

Assim, confiamos que a nova administração vá rever a política de xerocópia de material de estudos, que hoje se apropria de recursos significativos de estudantes que já enfrentam imensas dificuldades para manter em dia as parcelas mensais do contrato escolar. É inconcebível que qualquer portinha ou boteco possa cobrar até setenta centavos por uma cópia e na faculdade se tenha que pagar até dez centavos por uma folha em branco.

Confiamos na revisão da política de preços para que se protocole um requerimento na Faculdade. Não é possível que até para dizer que não veio à aula por estar doente, o aluno tenha que tirar cinco reais do bolso. E o que dizer das outras taxas?

Vamos fazer ouvir nossa voz por um aparelhamento melhor do ensino; por uma biblioteca que atenda os padrões de uma faculdade que deseja ser "Empreendedora"; por laboratórios que possam ser assim chamados; pela oportunidade para que os alunos de comunicação possam avaliar os conteúdos das disciplinas e a forma como são repassados; pela oportunidade dos alunos participarem das decisões acadêmicas que envolvem o futuro dos profissionais que irão ser formados nessa faculdade. Para isso, precisamos estar unidos em torno do Centro Acadêmico, participando das atividades do CACO/FEAPA e apresentando idéias e sugestões para transformá-lo em uma entidade cada vez mais atuante.

Afinal, a voz do Centro Acadêmico não é apenas a voz dos seus dirigentes, mas sim, a voz de todos os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda que fazem possível a existência do curso de Comunicação Social da Feapa.